segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Transtornos de Personalidade

 

Análise psíquica

 O transtorno de personalidade é caracterizado como um “desvio” significativo nos traços de personalidade. Pessoas que possuem transtorno de personalidade costumam ser inflexíveis e bastante instáveis em suas relações e atividades, prejudicando a adaptação da pessoa a situações do dia-a-dia e causando sofrimento e incômodo em seus relacionamentos pessoais e outras áreas de sua vida.

Principais características que podem ser notadas como ponto chave, são sentimentos e sintomas como: ansiedade, agressividade, desconfiança, rancor, isolamento social, introspecção, indiferença, picos de humor, insegurança, sensação/medo de abandono, insensibilidade.

As causas ainda são desconhecidas. Mas, estudos apontam algumas causas que poderiam vir a ser a raiz dessa adversidade. Por exemplo: Experiências desagradáveis da infância - pode haver uma história do exame ou o abuso sexual, negligência nos primeiros anos ou até mesmo uma condição genética.

                                                                                                   

Tipos de Transtornos de Personalidade

Borderline, Obsessivo- compulsivo, Dependente, Histriônico, Narcisismo, Antissocial, Paranoide, Esquizotípico, Esquizoide, Esquivo.

O DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) divide os 10 tipos de transtornos de personalidade em 3 grupos (A, B, e C), com base em características semelhantes. Mas a utilidade clínica desses grupos não foi estabelecida.

grupo A é caracterizado por parecer estranho ou excêntrico. Contempla os seguintes transtornos de personalidade e suas características distintivas:

·         Paranoide: desconfiança e suspeita

·         Esquizoide: desinteresse em outras pessoas

·         Esquizotípico: ideias e comportamentos excêntricos

 

O grupo B é caracterizado por parecer dramático, emocional ou errático. Contempla os seguintes transtornos de personalidade e suas características distintivas:

·         Antissocial: irresponsabilidade social, desrespeito por outros, falsidade e manipulação dos outros para ganho pessoal

·         Bordeline: intolerância de estar sozinho e desregulação emocional

·         Histriônico: busca atenção

·         Narcisista: autoestima desregulada e frágil subjacente e grandiosidade aparente

 

grupo C é caracterizado por parecer ansioso ou apreensivo. Contempla os seguintes transtornos de personalidade e suas características distintivas:

·         Esquivo: evitar contato interpessoal por causa de sensibilidade à rejeição

·         Dependente: submissão e necessidade de ser cuidado

·         Obsessivo-compulsivo: perfeccionismo, rigidez, e obstinação

 

GRUPO A

Transtorno de personalidade Paranoide

Desconfiança é o que o melhor um indivíduo com esse traço de personalidade. Extremamente observadoras, acreditam que podem ser exploradas, maltratadas ou enganadas, mesmo sem o menor indicio que isso vá mesmo acontecer. Gostam de se vangloriar, por exemplo, de que leem nas entrelinhas ou que captam significados ocultos nos mínimos gestos e detalhes, embora na maioria das vezes isso não se confirme. – Livro Psicopatas do Cotidiano/2016

Assim, a pessoa com personalidade paranoide vê como ameaças à sua pessoa e integridade, qualquer indivíduo, familiar ou desconhecido, não permitindo se confiar em mais ninguém.  A paranoia e desconfiança é permanente em quem sofre desse transtorno. Por esta razão, esses indivíduos costumam ter atitudes defensivas e até mesmo agressivas perante aos demais. Manifesta, a personalidade paranoide cria uma resistência às demais pessoas, bloqueando-a dos meios externos e criando uma barreira interna emocional e psíquica. Todo o espaço lá fora é hostil e malévolo, portanto deve ser evitado ou combatido. A sua proteção é a defesa contra estes possíveis danos.

Transtorno de personalidade Esquizoide


Estranho, solitário, misantropo. Trata-se de um indivíduo refratário ao contato e cuja a presença em geral, causa um mal-estar geral inexplicável a quem convive com ele. Um estranho no ninho, que sequer cria laços com seus entes mais próximos. – Livro Psicopatas do Cotidiano/2016

Eles geralmente mostram um aspecto “leve” sem reatividade emocional visível e geralmente não retribuem gestos ou expressões faciais, como sorrisos ou acenos de cabeça. Eles tendem a sentir uma sensação de distância, frieza em relação aos outros.

De acordo com Caballo (2008) Estes indivíduos apresentam características, como ausência de empatia, obtenção de reforço apenas quando sozinhos, maior grau de “racionalidade” ao agir e tomar decisões, despreocupação em relação a qualquer evento social, dando a impressão de que levam uma vida triste e aborrecida, expressão facial neutra, pouca cordialidade no trato social, introspecção, dentre outras.


Transtorno de personalidade Esquizotípico


Parasitas Excêntrico   pessoas com esse traço têm processos de raciocínio e experiências incomuns da realidade os colocam em uma fronteira tênue da normalidade. Podem se vestir de maneira excêntrica e usar um vocabulário próprio, causando estranheza quando aparecem em público pela primeira vez. – Livro Psicopatas do Cotidiano/2016

 Em relação à esfera afetiva, podem ter dificuldade em reconhecer os próprios sentimentos, porém se mostram extremamente sensíveis aos sentimentos dos outros. Tal qual no transtorno de personalidade esquizoide, é notável o isolamento social.

Manifesta um padrão de deficiências interpessoais que dificultam sua presença de relacionamentos pessoais íntimos, mantendo um comportamento considerável como excêntrico e no qual ocorrem várias alterações cognitivas. Costumam ter crenças e ideias consideradas fantasiosas ou estranhas. Destaca crenças paranoicas, embora elas geralmente não atinjam o nível de delírio. Eles também costumam ter crenças e pensamentos mágicos e supersticiosos. Não é incomum que eles experimentem alterações perceptivas, como ilusões e imagens. Seu comportamento pode não se adaptar ao contexto social ou às situações que eles estão enfrentando.

 GRUPO B

 Transtorno de personalidade Antissocial


  Parasitas  predadores. Eles gostam de levar vantagem em tudo: como não têm sentimento de culpa, seduzem, mentem, abusam, manipulam, agridem e transgredem. Enfim, não se importam com regras, convenções, nem com o restante da humanidade. Na definição da Associação Americana de Psiquiatria, indivíduos com transtorno de personalidade antissocial têm “um padrão de desconsideração e violação dos direitos das outras pessoas”. Carecem de culpa e empatia. – Livro Psicopatas do Cotidiano/2016

O conceito desta seria mais amplo, envolvendo características como falta de empatia, arrogância e vaidade excessiva, que não são consideradas nos critérios diagnósticos operacionais propostos pelo DSMIV (Blair, 2003). Uma característica essencial do TPAS é a impulsividade, que poderia ser definida como uma tendência para escolhas de comportamentos que são arriscados, mal adaptados, pobremente planejados e prematuramente executados (Evenden, 1999). A impulsividade pode se expressar de diferentes maneiras, que vão desde a incapacidade de planejar o futuro, com o favorecimento de escolhas que proporcionem satisfação imediata e sem levar em conta as consequências para si e para os outros, até a ocorrência de comportamento violento ou agressivo.


Transtorno de Personalidade Borderline 

IMPULSIVEIS e instáveis, o borderline parece viver numa montanha-russa de sentimentos. “Não é fácil ser border, viver no limite, transbordar amor, ódio, raiva e tristeza, mas tudo se acalma, o tédio toma conta e é preciso ir atrás de algo que faça sentir-se vivo. É tudo tão extremo, contraditório, complexo [...]”. Equilíbrio é uma palavra que não existe no vocabulário dessa personalidade.  – Livro Psicopatas do Cotidiano/2016

As pessoas com esse traço vivem aos extremos, entre amor e ódio, e a instabilidade predominante desse desvio, pode fazer com que os sentimentos se convertam a outros, em frações de segundos. Atenção aos detalhes, pois decepcioná-los poderá romper a relação de modo irreversível, visto que são intensos em relações é desmedida, mas quando se decepcionam, perdem subitamente o interesse.

A natureza intensa desses indivíduos, exige que o outro retribua na mesma moeda. Caso não ocorra a reciprocidade esperada, são capazes de reagir com chantagens emocionais, impulsividade, ataques de raiva, agressões a si mesmos ou ao outro.


Transtorno de personalidade Histriônica



Caçadores de atenção. Escolher um objeto que represente indivíduo com o transtorno de personalidade histriônica é bem simples: o holofote. Pessoas com esses traços de personalidade são intensas, extrovertidas, teatrais... Estão sempre em busca de atenção, pouco importa se é positiva ou negativa. O importante é que todos os olhares estejam voltados para elas.

Na busca por atenção, eles frequentemente tentam manipular situações e emoções alheias. Mentem, inventam histórias e fazem o que for preciso para tornar sua vida mais interessante, glamorosa ou sofrida. – Livro Psicopatas do Cotidiano/2016

São facilmente influenciados por outros e pelas tendências momentâneas. Eles tendem a confiar muito nos outros, especialmente em figuras de autoridade que, pensam, podem ser capazes de resolver todos os seus problemas. Eles frequentemente acham que os relacionamentos são mais próximos do que eles são. Eles anseiam por novidade e tendem a se aborrecer facilmente. Assim, eles podem trocar de emprego e amigos com frequência. Gratificação adiada é muito frustrante para eles, então suas ações são muitas vezes motivadas pela obtenção de satisfação imediata.


Transtorno de personalidade Narcisista


Caçadores “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?” A indagação da madrasta da Branca de Neve reflete o comportamento da pessoa com o transtorno de personalidade narcisista. Pessoas com esse estilo estão sempre almejando o topo (lugar que consideram lhes ser de direito). - Livro Psicopatas do Cotidiano/2016

Como os pacientes com transtorno narcisista precisam ser admirados, sua autoestima depende da consideração positiva dos outros e é, portanto, geralmente muito frágil. As pessoas com esse transtorno frequentemente observam para ver o que os outros pensam deles e avaliar o quão bem eles estão fazendo. Eles são sensíveis e se chateiam com as críticas dos outros e pelo fracasso, o que faz com que se sintam humilhados e derrotados. Eles podem responder com raiva ou desprezo, ou podem contra-atacar violentamente. Ou eles podem se afastar ou aceitar externamente a situação em um esforço para proteger sua sensação de autoimportância (grandiosidade). Eles podem evitar situações em que podem falhar.

 

GRUPO C

Transtorno de personalidade Esquivo

Evitativo, o medo do ridículo, da rejeição e da avaliação alheia marcam a vida dos indivíduos desse tipo. - Livro Psicopatas do Cotidiano/2016

As pessoas que sofrem de transtorno da personalidade esquiva caracterizam-se por ter sentimentos de inadequação, por serem hipersensíveis às avaliações negativas e por evitar qualquer contato com as pessoas por medo de serem desaprovadas. Se bem que este transtorno tem certas semelhanças com a fobia social, diferencia-se desta, pois nesta última as pessoas evitam determinadas situações sociais, mas não as relações próximas. No transtorno da personalidade esquiva, evita-se qualquer tipo de interação pessoal; existe o desejo de se aproximar das pessoas, mas o medo de ser rejeitado é mais forte.


Transtorno de personalidade Dependente

Parasitas Simbiose  à luz da biologia, trata-se de uma relação mutuamente vantajosa entre organismos vivos. Na esfera do comportamento humano, essa é a palavra perfeita para definir o que se passa na mente do indivíduo com esse traço de personalidade. - Livro Psicopatas do Cotidiano/2016

Característica essencial do Transtorno da Personalidade Dependente é uma necessidade invasiva e excessiva de ser cuidado, que leva a um comportamento submisso e aderente e ao medo da separação. Este padrão começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos. Os comportamentos dependentes e submissos visam a obter atenção e cuidados e surgem de uma percepção de si mesmo como incapaz de funcionar adequadamente sem o auxílio de outras pessoas. Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Dependente têm grande dificuldade em tomar decisões corriqueiras (por ex., que cor de camisa usar para ir ao trabalho ou se devem levar o guarda-chuva) sem uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramento da parte dos outros (Critério 1). Esses indivíduos tendem a ser passivos e a permitir que outras pessoas (frequentemente uma única pessoa) tomem iniciativas e assumam a responsabilidade pela maioria das áreas importantes de suas vidas (Critério 2). Os adultos com este transtorno tipicamente dependem de um dos pais ou do cônjuge para tomar toda e qualquer decisão.


Transtorno de personalidade Obsessivo-compulsivo

Perfeccionismo eis a palavra que expressa uma das principais características de quem apresenta esse transtorno. - Livro Psicopatas do Cotidiano/2016

Pessoas com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva são excessivamente dedicados ao trabalho e à produtividade; sua dedicação não é motivada por uma necessidade financeira. Como resultado, atividades de lazer e relacionamentos são negligenciados. Eles podem pensar que não têm tempo para relaxar ou sair com amigos; eles podem adiar um período de férias por tanto tempo que isso não acontece, ou eles podem achar que devem levar o trabalho com eles para que não percam tempo. O tempo gasto com amigos, quando ocorre, tende a ser uma atividade organizada formalmente (p. ex., um esporte). Passatempos e atividades recreativas são consideradas tarefas importantes que exigem organização e trabalho duro para dominar; o objetivo é a perfeição.

Eles planejam todas suas ações antecipadamente e em grande detalhes e não querem considerar alterações. Sua rigidez implacável pode frustrar colegas de trabalho e amigos.

Podem ser fanáticos, exigentes e rígidos sobre questões de moralidade, ética e valores. Eles aplicam princípios morais rígidos a si mesmos e aos outros e são duramente autocríticos. Eles são rigidamente deferentes com as autoridades e insistem no cumprimento exato das regras, sem exceções quanto a circunstâncias atenuantes.

 

Conteúdo elaborado por Letícia Butterfield Lourencio

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.scielo.br/pdf/rpc/v32n1/24019.pdf

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/transtornos-de-personalidade/transtorno-de-personalidade-narcisista-tpn

https://interhelpinternacao.com.br/blog/transtorno-de-personalidade-esquizoide/

https://www.comportese.com/2017/02/transtorno-de-personalidade-esquizoide-interpretacao-analitico-comportamental

https://www.psicologo.com.br/tcc-terapia-cognitivo-comportamental/o-que-e-o-transtorno-de-personalidade-paranoide/

https://mancinipsiquiatria.com.br/transtorno-de-personalidade-esquizotipica/

https://maestrovirtuale.com/transtorno-esquizotipico-da-personalidade-sintomas-causas-e-tratamento/

https://gazetadotriangulo.com.br/neuropsi/neuropsi-o-que-e-transtorno-de-personalidade-esquiva/

https://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/person3.htm

 

Blogs de Letícia Butterfield

https://discipulosdapsicologia.blogspot.com/ (Blog voltado a Psicologia)

http://cadernodale.blogspot.com/ (Blog voltado a conteúdos estudantil – Médio e Superior)

http://belmirorosario.blogspot.com/ (Blog voltado ao ensino de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais)

https://igprofessorandocomamor.blogspot.com/ (Blog voltado a Educação Infantil e Ensino Fundamental)

Intasgram: @_professorandocomamor

 



Transtornos de Personalidade

  Análise psíquica   O transtorno de personalidade é caracterizado como um “desvio” significativo nos traços de personalidade. Pessoas que...